Fabricação

Conheça o processo de fabricação da Lemnis Joias

Projeto 3D

Todo produto de qualidade começa com um bom projeto, e por isto esta é a fase mais importante no desenvolvimento de uma joia. É neste momento que o designer dá forma a sua criação e a transforma em um produto.


Prototipagem rápida

A tecnologia mais avançada disponível atualmente para transformar um projeto 3D em uma peça física é a prototipagem rápida. A impressora 3D faz a leitura do arquivo 3D e através de foto polimerização confecciona um protótipo do produto em resina plástica respeitando detalhes de até 0,035 milímetros, dando assim forma às joias impossiveis de serem produzidas pelas mãos de um ourives.

Confecção do molde

A produção necessita de um molde do produto para replicação em série do mesmo. O molde é feito de uma borracha líquida que depois de vulcanizada endurece. O molde então é cortado para remoção do protótipo e está pronto para a produção.

Injeção de cera

A fabricação em série de uma joia inicia com a injeção da cera aquecida e líquida dentro do molde. Ao resfriar, a cera endurece e pode ser retirada do molde. Cada cera se tornará um produto ao término do processo.

Cravação das pedras

As pedras são manualmente cravadas uma a uma na peça em cera. Este processo exige muita precisão e concentração do operário. O processo antigo exigia que as pedras fossem cravadas na peça já em metal. O resultado era um custo maior de produção e uma cravação de pior qualidade devido ao tamanho maior das grifas e seu formato desuniforme.

Fundição - Árvore de Cera

As peças em cera são soldadas a um tronco central, formando assim uma "árvore" de produtos na qual irá fluir o metal aquecido durante o processo de fundição.

Fundição - Calcinação

A árvore em cera é imersa dentro de um tubo com gesso líquido. Este gesso será usado como molde na fundição. Para isso o gesso precisará ser endurecido e a cera removida de dentro dele sem alterar a posição das pedras cravadas. O tubo é então colocado em um forno durante 14h queimando a cera e calcinando o gesso sem prejudicar as pedras.

Fundição - Injeção do Metal

O metal é então injetado dentro do tubo de gesso ocupando o espaço anteriomente preenchido pela árvore de cera, sem alterar a posição das gemas no gesso.

Fundição - Remoção da Árvore

Desta forma é possível remover a árvore em metal do interior do gesso.

Fundição - Preparação para Acabamento

Os produtos são cortados da árvore e inicia-se o processo de acabamento. Primeiramente o produto será manualmente lixado para uniformização de sua superfície.

Acabamento

As partes móveis do produto são precisamente soldadas através de uma solda elétrica para não danificar o acabamento e a cravação.

Finalização

O último processo de acabamento da joia é o polimento, o qual irá revelar o brilho intenso da joia. O produto é então levado para o banho onde receberá uma camada de ródio ou ouro 18k. Esta camada dará a cor final da joia e a proteção contra oxidação. Para finalizar o processo, uma camada de ródio é passada somente sobre as grifas que seguram as pedras para realçar a beleza da cravação.

Controle de qualidade

Por fim o controle de qualidade, onde o profissional confere se todas as etapas anteriores foram executadas com perfeição para que a peça possa dar sequencia e ser enviada para o cliente.

Produto finalizado

Produto finalizado.